Abril – mês da prevenção dos maus tratos na infância

Uma vez que, desde o inicio do século, que abril, em muitos países, é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, o Agrupamento Rio Arade associa-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa e a outros parceiros sociais no desenvolvimento de uma campanha de alerta para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens estão sujeitos.

Segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), o número de crianças e jovens vítimas de crime tem vindo a aumentar (2014 - 992 crianças e jovens | 2015 - 1084 crianças e jovens), sendo Faro o 3º Distrito de Portugal com maior número de vítimas (APAV, 2015 - Relatório Anual). Destaca-se também que os maus tratos físicos e psicológicos a crianças e jovens, na família ou em instituições, e menores em perigo de vida representaram quase metade das 1 857 denúncias feitas, em 2015, à linha telefónica de emergência (SOS Criança) do Instituto de Apoio à Criança. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os maus tratos às crianças são definidos como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder, estabelecendo quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Tal como na História do Laço Azul, a realização de atividades de sensibilização para esta questão pode revelar-se fundamental para o desenvolvimento de ações de intervenção capazes de prevenir e combater situações de maus tratos na infância.

Desafia-se assim a comunidade escolar para participação em atividades alusivas a este tema, que decorrerão ao longo do mês de abril em todas as Escolas do Agrupamento. Na EB João Cónim e na EB Rio Arade será também disponibilizado um Mural de Mensagens onde poderão ser colocadas frases ou outros trabalhos com mensagens alusivas ao tema. No dia 22 de abril, pelas 11h45, realizar-se-á um Laço Azul Humano em todas as escolas do Agrupamento.

No dia 29 de Abril a Turma Vocacional Animar'te e a Turma Vocacional Comunicar'te organizam um Peddy Papper alusivo a esta temática. Informações e inscrições disponíveis brevemente. Entretanto já se encontra disponível a Campanha Publicitária realizada por alunos do 9ºA da EB Rio Arade, em Tempo Turma, no âmbito de um projeto de Educação Social.

Filipa Ferreira,
Educadora Social Fátima Pires, Psicóloga

121729
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade