Associação Corações Com Coroas

 

A Associação Corações Com Coroas visitou a Escola Básica Rio Arade e a Escola Básica Professor João Cónim com o projeto CCC Vai à Escola

“CCC vai à Escola” é um projecto artístico-pedagógico e que tem como objectivo principal alertar os/as jovens para problemáticas como a violência no namoro, a gravidez adolescente, a contracepção, e o bullying, e suas consequências, como sejam percursos escolares interrompidos e exclusão social. Consiste numa peça de teatro apresentada por uma dupla de atores, em contexto de sala de aula, seguida de exercícios pedagógicos com a turma, dinamizados por uma técnica da CCC. 

As sessões realizaram-se com as turmas do 9ºano, o 8ºCE e o 2ºano CEF e foram todas muito produtivas e animadas, onde os alunos e alunas partilharam as suas experiências e opiniões.

Agradecemos aos atores Rodrigo e Ana e à Educadora Aurora pela excelente dinâmica!!!

 


 


Resultados do Orçamento Participativo das Escolas

 

 


 


Parlamento dos Jovens

 

Alunos da Escola Básica Professor João Cónim representam o Algarve na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

No dia 18 de março realizou-se, no Convento Espírito Santo, em Loulé, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens onde os jovens deputados  das escolas do Algarve aprovaram o Projeto de Recomendação do Algarve sobre o tema "Alterações Climáticas, Salvar os Oceanos".

Elegeram também os 4 jovens deputados que os irão representar na Sessão Nacional, no dia 6 e 7 de maio, na Assembleia da República, sendo que o Ruben e o Rodrigo, alunos da Escola Básica Professor João Cónim integram este grupo.

Parabéns aos alunos eleitos! 

 


 


 Já nos encontramos em fase de campanha do Orçamento Participativo das Escolas. 

Na EB Rio Arade foram apresentadas 2 propostas e na EB Professor João Cónim 5 propostas. 

Este programa é para os alunos e alunas do 3º ciclo e as eleições decorrem no dia 22 de março.

O OP das escolas é um processo democrático, com várias etapas, que garante aos estudantes a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola. 

Este projeto pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diariamente. 

 Consulta todas as propostas do agrupamento em https://opescolas.edu.gov.pt/index.php e participa!


 


A Associação de Estudantes organizou a Festa de Carnaval da EB prof. João Cónim. 

Foi um dia em cheio, com música, desfile de máscaras, comida e muita animação

 


 


No dia 20 de fevereiro o Agrupamento de Escolas Rio Arade participou no Seminário "Não à Violência e Educação pela Paz" promovido pela Câmara Municipal de Lagoa e pelo Portal Bullying. 

A Associação de Estudantes da EB Rio Arade apresentou os resultados da 1ª Assembleia de Jovens, realizada a 28 de novembro de 2018, refletindo sobre a importância da participação dos alunos na promoção do bem estar na escola. 

Parabéns a todos os participantes! 

FOTOS


 


Parlamento dos Jovens

Terminou a 1ª fase do Parlamento dos Jovens. Os deputados e deputadas eleitos/as terão de apresentar as suas propostas no dia 18 de março, na Sessão Distrital, onde participarão as restantes escolas do Algarve. 

Esta 1ª fase concluiu-se com um debate com a Sra. Deputada da Assembleia da República, Dra. Jamila Madeira que ouviu as propostas dos alunos da EB prof. João Cónim e esclareceu algumas dúvidas, pelo que agradecemos a sua disponibilidade e simpatia. 

FOTOS


 

 


Orçamento Participativo das Escolas

No dia 30 de janeiro foram entregues na EB Prof. João Cónim os produtos adquiridos no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Os produtos foram entregues à Associação de Estudantes numa cerimónia que contou com a presença dos delegados e sub-delegados, do Diretor do Agrupamento, Prof. Luís Varela, do Diretor Adjunto, Prof. Pedro Tavares e da Coordenadora do Estabelecimento, Prof. Paula Simão.

Relembramos que até ao dia 28 de fevereiro todos os alunos e alunas do 3º ciclo podem apresentar propostas no âmbito deste programa. 

Para mais informações fala com o teu DT ou com a Educadora Social.


 


 
Vimos por este meio formalizar e reconhecer todo o envolvimento da nossa comunidade escolar e educativa na campanha de Natal 2018 da Make-A-Wish. Através do envolvimento de 165 escolas, entre as quais o nosso Agrupamento, foi possível realizar 12 desejos de crianças e jovens e que serão publicados mensalmente na página oficial do Facebook da instituição  Make-A-Wish.
 
O nosso muito obrigada!
143629
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade