Boas Práticas do AERA

No dia 2 de julho, decorreu o Seminário de boas práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas Rio Arade. Foram efetuadas dez apresentações de projetos de sucesso, que foram partilhadas com todos os docentes do agrupamento. Segue-se um resumo de cada uma das referidas apresentações.

 

A primeira apresentação esteve a cabo da docente Ana Pacheco, com o projeto “Eu passo…”, que visa fundamentalmente a promoção de hábitos de vida saudáveis no meio escolar, e que foi dirigido aos alunos de 5º ano do agrupamento. O projeto pretende capacitar os jovens com estratégias que lhes permitam adotar hábitos de vida saudáveis, prevenindo comportamentos de risco.

A escola E.B.1/J.I. de Ferragudo apresentou o seu projeto de “Escola Positiva”, descrito pela docente Elsa Assunção. Este projeto tem como essência fomentar, através do seu plano anual de atividades, as emoções positivas, os estados positivos e os sentimentos positivos. Foi demonstrado que boas emoções alteram aspetos cognitivos das pessoas, pois a indução de sentimentos positivos estende o campo de atenção, desenvolve a intuição e a criatividade. A escola privilegia o envolvimento da família, onde se favorece a solidariedade e a aquisição de competências sociais e pessoais que proporcionem às crianças uma infância feliz e equilibrada e prepará-las para a sociedade.

No âmbito do Desporto Escolar, os docentes de Educação Física apresentaram um estudo do rendimento escolar dos alunos que frequentam os núcleos-equipa do desporto escolar, rendimento este que foi comparado com a taxa de sucesso do agrupamento. Concluiu-se com este estudo que, na grande maioria, os alunos que frequentam o desporto escolar têm um aproveitamento acima da média do agrupamento.

Seguiu-se a apresentação do projeto “F.E.S – Fazer Estar Ser”, por parte da docente Ana Pacheco, que visa a promoção da pontualidade e do comportamento assertivo, e que surge da necessidade de melhorar o ambiente de trabalho da sala de aula. Foram apresentados os objetivos do projeto, os seus pontos fortes e fracos, assim como sugestões de melhoria.

A docente Eva Antunes realizou uma apresentação sobre o funcionamento dos Cursos Vocacionais, na sua generalidade, assim como o resultado das práticas na turma do Curso Vocacional de Animação Desportiva. Nesta exposição, foi feita uma partilha de experiências, evidenciando os pontos fracos do curso e apresentando processos de otimização dos mesmos; foram igualmente evidenciados os pontos fortes, tendo por base testemunhos dos alunos e exemplos fotográficos de atividades realizadas.

O docente José Duarte efetuou uma apresentação sobre o funcionamento e objetivos do “GPS – Gabinete de promoção para o sucesso”. Foram expostos os pontos fortes e fracos do projeto em questão, bem como sugestões de melhoria. Para além disso, foi também apresentado o relatório da atividade deste gabinete, onde foram feitas algumas considerações sobre o número de ocorrências disciplinares, as origens dos conflitos e as turmas e alunos envolvidos.

No que diz respeito aos “Saraus da Biblioteca”, a apresentação ficou a cargo da docente Carla Troncho, que salientou esta atividade como tendo suscitado bastante interesse por parte de alunos e encarregados de educação. Os saraus foram descritos como uma oportunidade que os alunos tiveram para mostrar as suas capacidades e competências, que de outro modo não teriam conseguido demonstrar, nomeadamente no que diz respeito à leitura. No total do agrupamento, decorreram 8 saraus, que envolveram todas as turmas e todos os departamentos.

A apresentação sobre o “Ensino experimental das Ciências” ficou a cargo da docente Susana Varela, que evidenciou o projeto Laboratório Itinerante e a atividade Laboratório Aberto como exemplos de boas práticas aplicadas no Departamento de Ciências Físicas e Naturais. Foi assim referido que, ao longo deste ano letivo, foi implementado o projeto “Laboratório Itinerante” que consiste na realização de atividades de caráter experimental no primeiro ciclo supervisionadas pelos docentes do Departamento de Ciências Físicas e Naturais, com participação ativa dos alunos, que fazem da sua sala de aula o seu próprio laboratório. Com esta atividade pretendeu-se promover a articulação/comunicação entre ciclos, assim como motivar os alunos do 1º, 2º e 3º anos (de todas as EB1 do agrupamento) para o ensino experimental das Ciências. Foi igualmente apresentada a atividade “Laboratório Aberto”, dirigida aos alunos de 4º ano, tendo sido dinamizada pelos alunos de 3º ciclo de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, com supervisão dos seus professores, e que pretendeu dar a conhecer as atividades realizadas nos laboratórios do nosso agrupamento.

Foi apresentado o projeto do Clube de Teatro do Agrupamento Rio Arade, tendo a educadora social Leonor Viegas referido quais os objetivos do clube e qual a avaliação do mesmo. Os alunos do referido clube apresentaram a peça “Stop Bullying”, que conta a história de uma aluna que integra uma nova escola, onde é alvo de bullying. A realização desta peça de teatro teve como intuito fomentar as relações interpessoais, aprender a trabalhar em grupo, e ainda levar os alunos a refletir sobre as práticas associadas ao bullying. 

A docente Paula Simão apresentou o plano de ação da equipa de autoavaliação para o período 2013 – 2015 no Agrupamento de Escolas Rio Arade, onde constam as linhas orientadoras das ações a desenvolver junto da comunidade escolar, pela equipa de autoavaliação.

Findas as apresentações,  terminou assim este Seminário de Boas Práticas, a partir do qual esperamos que se possam partilhar saberes e informações e construir conhecimento novo com base nessa partilha, nomeadamente conhecimento pertinente para a melhoria da vida do agrupamento e do sucesso educativo dos alunos.

 A docente Cristina Jesus


 

132684
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade