Aquariofilia

 

No nosso agrupamento, o clube de aquariofilia nasceu no letivo 2010/2011, na escola E.B. 2,3 Rio Arade. Este hobby pode ser uma relevante ferramenta para Educação Ambiental, consciencializando a comunidade educativa para a necessidade de conservação da biodiversidade mantendo ambientes equilibrados.

Um aquário é um pequeno local, a princípio artificial, mas que, a partir do momento em que completa o ciclo, estabiliza criando uma biologia própria, com fauna e flora, onde o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução acontecem.

Um aquário recria uma parte da natureza, um pequeno pedaço de rio, lago ou mar. Na nossa escola temos em funcionamento três aquários: um de água salgada, recreando os recifes de coral e dois de água doce; um de ciclídeos africanos recreando o lago Malawi e outro comunitário com peixes tropicais e plantas;

As atividades do nosso clube são encaradas como uma forma de diversão responsável, que permite pesquisar e observar a natureza submarina, analisando a diversidade das espécies que nela habitam. A aquariofilia não é uma área científica, mas suporta-se em conhecimentos de áreas científicas, por exemplo nas nossas atividades de montagem e manutenção dos aquários, verificamos os parâmetros químicos, físicos e biológicos da água, ajustando-os para proporcionar um ambiente adequado às exigências vitais dos seres aquáticos, convém não esquecer que um aquário é um ambiente fechado e não autossustentável.

Os nossos alunos são responsáveis por garantir os cuidados para a preservação dum ambiente aquático estável e equilibrado, respeitando as necessidades dos seres vivos.

O professor responsável: Rui Martins

 

 

959458
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade