Saúde na escola…

No passado dia 9 de janeiro, no auditório da escola sede, dirigida aos pais/encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1ºciclo do agrupamento, as enfermeiras da UCC D`Alagoa dinamizaram uma sessão na qual abordaram, numa primeira parte a higiene corporal e numa segunda fase a problemática da pediculose.

É durante a infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola também deve apoiar essa fase tão importante da formação das crianças. Os pais devem criar uma rotina, como por exemplo, antes da criança se sentar à mesa, deve lavar as mãos; antes de se deitar, deve escovar os dentes e usar o fio dentário; deve tomar banho diariamente e mudar de roupa. Com o tempo, ela vai acostumar-se a essas atividades e vai fazê-lo sem pensar.

A pediculose é uma doença cutânea provocada por uma infestação de piolhos no couro cabeludo, considerado um problema mundial. A prevalência deste problema de saúde pública é elevada na idade escolar entre os três e os doze anos. Trata-se de uma infestação muito comum, podendo afetar pessoas de todas as classes sociais, não estando relacionado com fatores económicos (classes desfavorecidas), não significando falta de higiene, desmazelo.

Quando uma criança “apanha” piolhos, tem um sentimento de vergonha, deixa de ir à escola, comprometendo o rendimento escolar devido à diminuição da autoestima e também as suas atividades diárias.

A coordenadora PES

Profª Ana Pacheco

 

 

 

274132
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade