No dia 18/12/2020 realizou-se na Escola Básica Professor João Cónim, a cerimónia de entrega dos prémios, do trabalho desenvolvido na Plataforma Milage Aprender +, na disciplina de Matemática no ano letivo 2019/2020.

Os melhores alunos do Agrupamento de Escolas Rio Arade, receberam diplomas e uma camisola. Os três melhores receberam ainda um tablet android.

 

Os alunos que receberam prémios foram os seguintes: Francisco Pereira, Alana Lyra, Filipe Barradas, Helder Martins, Inês Costa, Afonso Grade, Gonçalo Cantiga e Alice Ferreira do 6º BE da professora Ascensão André.

Este ano letivo os alunos estão a trabalhar com a Aplicação não só na disciplina de Matemática

mas também na disciplina de Ciências Naturais.

Estiveram presentes o Diretor, o professor responsável pela Plataforma da Universidade do Algarve, a Vereadora da Educação da Câmara de Lagoa, as professoras Embaixadoras do Milage, e professores que lecionam na escola.


 

 

Já se encontram disponíveis os livros Histórias da Ajudaris 2020, com histórias criadas pelos alunos e alunas do 6ºAE, Professora Anabela Mariguesa; MC3, Professora Elsa Assunção e P4, Professora Aurora Mestre. 
Os livros têm o valor de 5 euros e podem ser adquiridos contactando a Educadora Social Filipa Ferreira Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
O valor das vendas reverte a favor dos projetos da Associação Ajudaris
 
Parabéns aos pequenos (grandes) autores e professoras por participarem nesta causa solidária!

No dia 25 de Novembro assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher e os alunos e alunas do 9ºB da EB Rio Arade e 8ºAE e 8ºCE da EB Professor João Cónim assinalaram a data com uma campanha de sensibilização, relembrando as 19 mulheres que foram assassinadas este ano, em contexto de violência doméstica.  

Os trabalhos foram realizados nas disciplinas de tempo projeto e cidadania e desenvolvimento e contaram com a colaboração da educadora social. 

Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência! 
 
Em outubro assinalou-se o Mês do Combate ao Bullying e as turmas 8ªCE e 7ºCE da EB Professor João Cónim e o 6ºB da EB Rio Arade assumiram o compromisso Turma sem Bullying, Turma Sem Violência. 
Durante o ano letivo estes alunos e alunas serão responsáveis pela dinamização de ações de sensibilização contra o bullying, pela paz e contra a violência junto da comunidade escolar.
Assumem também o compromisso de respeitar os outros e a si próprios, não agredir física ou verbalmente os colegas, ajudar os alunos e alunas vítimas de bullying e respeitar os direitos consagrados na declaração universal dos Direitos Humanos.
As atividades são realizadas no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Tempo Projeto e contam também com o apoio da educadora social. 
Aqui ficam alguns dos trabalhos realizados pelo 8ºCE e 7ºCE.
Em breve divulgaremos os trabalhos do 6ºB!
Fiquem atentos!

 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação 

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado ao longo da semana de 12 a 16 de outubro em todas as escolas e salas do Jardim de Infância do agrupamento com a realização de diversas atividades: Reconto de histórias e ilustração; pintura e modelagem de frutos; jogo com alimentos saudáveis/não saudáveis; canções; desenho de frutas; leitura de documentos com informação sobre a gastronomia do Algarve; espetadas de fruta e scones; sessões de sensibilização sobre alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis; debates alusivos ao tema( subnutrição, obesidade, indústria alimentar,…); visionamento de filmes; recolha de frutas e degustação; recorte de alimentos saudáveis/não saudáveis; entre outras atividades.

A Coordenadora PES

Ana Pacheco

FOTOS


 

 

MYPOLIS - Orçamento Participativo Jovem de Lagoa
 
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e ao longo de duas semanas, a MYPOLIS esteve desenvolver com os alunos da EB Rio Arade e EB professor João Cónim o Orçamento Participativo Jovem de Lagoa.
O OP Jovem de Lagoa é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa que visa promover a democracia participativa e tem como objetivo promover o envolvimento e a participação cívica dos/as jovens, tendo em conta os recursos disponíveis, na procura de soluções para os seus problemas e na concretização de projetos que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas.
A verba global do OPJ 2020/2021 é de 60.000€ (sessenta mil euros), disponível para as 3 propostas jovens mais votadas (num valor total de 20.000€ cada uma).
 
 
218131
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade