Sessão sensibilização “Drogas legais/ilegais”
No âmbito do Programa de Educação para a Saúde em parceria com a ARS do Algarve, realizou-se no passado dia 14 de março, no auditório da escola sede, uma sessão de sensibilização “Drogas legais/ilegais” dinamizada pela Drª Margarida Pinto e dirigida a Pais/Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.
Na sessão foram abordadas as características de várias substâncias psicoactivas, seus efeitos e consequências no organismo humano. As chamadas drogas “legais”, vendidas nas smartshops, disfarçadas de produtos de uso corrente, são do desconhecimento de grande parte da população e uma ameaça letal ao ser humano.
E porque “Educar é nos dias de hoje uma tarefa cada vez mais difícil e complexa”, os pais e educadores, em geral, devem ser conhecedores dos Fatores de Risco e Fatores de Proteção, bem como das estratégias necessárias para minimizar a influência dos factores de risco.
Relativamente à atuação da família, esta deve ter em conta que:
- A prevenção do consumo de drogas não passa apenas por dar aos filhos a informação sobre as mesmas, mas sim ensiná-los a pensar, a fazer escolhas, ajudando-os a envolver-se na sua comunidade como cidadãos.
- Ter uma atitude preventiva é ter iniciado este trabalho de informação/sensibilização e educação, antes da confrontação com o problema.
- É atuar quando os filhos são pequenos, apesar da realidade das drogas ser ainda longínqua aos olhos dos pais.
A sessão terminou em mote de reflexão com um pensamento de Paulo Moreira:
“A maior Herança que se pode dar às crianças é ajudá-las a gerirem o seu mundo interno (sentimentos, pensamentos e sonhos).”
A Coordenadora PES
Ana Pacheco