DIA DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ NO AERA

O Agrupamento de Escolas Rio Arade assinalou o Dia da Não Violência e da Paz com atividades desenvolvidas pelos alunos do 2º e 3º ciclo da EB Prof. João Cónim e da EB Rio Arade.
As ações, coordenadas pelos Professores de Educação Visual, Luís Pinto, Ana Dias e pela Educadora Social Filipa Ferreira, contaram com a participação da maioria das turmas que, com os seus Diretores de Turma, ajudaram a construir a árvore da paz, com mensagens sobre a não violência e sobre a paz.
A exposição dos trabalhos contou também com a colaboração da UNESCO que generosamente cedeu alguns materiais sobre o tema.
No dia 30 de janeiro, os alunos da Associação de Estudantes da EB Rio Arade realizaram uma ação de sensibilização na sala do aluno onde apresentaram vídeos de música sobre a paz e leram algumas mensagens de paz.


Neste dia e no âmbito das atividades do Projeto Portal B - uma escola feliz é o que se quer, projeto coordenado pela Psicóloga Tânia Paias com o apoio do Município de Lagoa, foi criado um grupo de voluntários/ativistas sociais (jovens estudantes que se oferecem para ajudar outros) que, com o apoio técnico da coordenadora do projeto, irão desenvolver atividades na escola, apelando à visão de partilha, equidade e cidadania ativa, sendo que no âmbito desta atividade foi realizada uma reportagem que pode ser vista na TVI24.
O dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, é uma iniciativa do poeta e educador espanhol Llorenc Vidal.
Desde 1964 que a celebração desta data tem como objetivo chamar a atenção de políticos, professores, educadores e pais para a importância da existência de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz, sendo necessário educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros.
A data assinala-se a 30 de janeiro porque foi neste dia que Mahatma Gandhi, um dos maiores defensores da paz, da não violência, da justiça, da igualdade e da tolerância entre povos, foi assassinado.
Agradece-se a todos os professores, alunos, funcionários e parceiros que apoiaram esta iniciativa!


A Educadora Social
Filipa Ferreira


 

 

      

          

              

314635
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade