Os alunos da turma F2 são Picker Pals!

Os nossos alunos da turma F2 tiveram a sessão de boas-vindas ao programa Picker Pals, com a Filipa da Brigada Amar o Mar. A turma recebeu um kit de equipamento de recolha que irá permitir que as crianças e as suas famílias tenham um impacto real na sua comunidade local.
O Picker Pals é um programa educativo ambiental gratuito e inovador para as escolas públicas do 1.º ciclo e pré-escolar, que inspira as crianças a tornarem-se na próxima geração de sensibilizadores ambientais, conduzindo as suas famílias em aventuras locais de recolha de lixo.

 


 

EB Prof. João Cónim distinguida em Seminário Eco-Escolas

Aceitámos o convite para estar em Arganil, no dia 19 de janeiro, no seminário nacional Eco-Escolas, para receber o Diploma de Qualidade.

Na sequência da visita à nossa escola para aferição da qualidade de implementação do Programa Eco-Escolas durante o ano 2023, temos o prazer de informar que a nossa escola obteve uma pontuação total nos itens aferidos na visita superior a 75%. Alunos, funcionários, técnicos e professores estão de parabéns!

Durante o Seminário Nacional Eco-Escolas, existiu um momento para distinguir as escolas de qualidade e de excelência presentes. Por essa razão, contámos com uma representante da escola para ser chamada ao palco a receber o respetivo Diploma - a coordenadora do programa Eco-Escolas Cristina Jesus.

 

 


 

Workshop de vermicompostagem no 2º conselho Eco-Escolas da EB Prof. João Cónim
 
Inserido no 2.° conselho Eco-Escolas da EB Prof. João Cónim, decorreu o workshop de vermicompostagem, a 12.12.2023, no Sítio das Fontes, com a presença dos alunos delegados e subdelegados, dinamizado pela bióloga Rosana Afonso e pela Associação Marca (Associação de desenvolvimento local, com sede em Montemor-o-Novo). 
Os nossos alunos deslocaram-se até ao Sítio das Fontes na modalidade de caminhada, assistiram a uma apresentação sobre a compostagem com minhocas (no centro de interpretação da natureza), e depois colocaram "as mãos na massa", apanhando minhocas e construindo os seus próprios vermicompostores. 
 

1º Conselho Eco-Escolas 2023/2024 na EB Professor João Cónim

No dia 2 de outubro de 2023, decorreu o 1.º conselho Eco-Escolas na Escola Básica Professor João Cónim, em Estômbar.
Este conselho é constituído, na sua maioria, por alunos. Estiveram presentes os delegados e subdelegados de todas as turmas da escola, uma assistente operacional, uma encarregada de educação, um representante da Câmara Municipal de Lagoa, a educadora social, e duas professoras.
A reunião decorreu no agradável espaço exterior da escola, debaixo das árvores, onde a coordenadora Eco-Escolas apresentou num quadro todas as atividades a dinamizar na nossa escola e que integram este programa.
Este conselho pronunciou-se sobre importantes projetos que estão a ser desenvolvidos na escola, neste âmbito, tais como: horta biológica, compostagem 'Devolver à Terra', alunos em ação - educar para preservar (na sala do aluno), campanha sobre poupança de água, fazer papel reciclado, GreenCork - recolha de rolhas de cortiça, concurso 'Separa e ganha' da Algar, recolha de REEE por parte da plataforma Eletrão, entre outros.
A bióloga Rosana Afonso, a representar a Câmara Municipal de Lagoa, fez uma apresentação sobre as atividades a serem desenvolvidas pelo município ao longo deste ano letivo de 2023/2024, na área do ambiente. Convidou todos os membros deste conselho Eco-Escolas a comemorar, no dia 5 de dezembro de 2023, o Dia Mundial do Solo, e a realizar um workshop de vermicompostores no Sítio das Fontes.

No final desta reunião, os alunos presentes no conselho jogaram o Bingo do Ambiente, tendo-se mostrado muito entusiasmados. Houve um pequeno prémio atribuído à aluna vencedora, Leticia Maris.

  
   

 

Clube das Artes e Eco-Escolas

De modo a participar no concurso “Criar com estilo – Paisagens da minha terra em tecido”, foi realizado na Escola Básica Professor João Cónim um trabalho bastante criativo, numa articulação entre o clube das artes e o programa eco-escolas.

O clube das artes da EB Professor João Cónim funciona às terças-feiras à tarde, dinamizado pela professora Manuela Colaço, e é frequentado por alunos de segundo ciclo. A fotografia que serviu de inspiração para o trabalho foi tirada numa rua da vila de Estômbar, e tem representada uma chaminé algarvia, rodeada de laranjeiras – patrimónios cultural e natural.

Depois de selecionada a fotografia, os alunos fizeram uma recolha de tecidos. Observando a fotografia original, houve uma análise conjunta da fotografia em conjunção com os tecidos recolhidos, seguida da seleção das cores apropriadas à imagem. Seguiu-se a preparação da base, em cartão reciclado de formato A3 obtido de um bloco de folhas de desenho, já sem uso.

Decorreu o recorte dos tecidos, e a projeção dos materiais recortados em cima da base, para simular o resultado final. Recorremos a uma mesa de luz para para possibilitar algum decalque necessário. A fase seguinte foi a colagem/montagem dos retalhos recortados com cola branca de madeira.  Ficou assim concluído o nosso trabalho, que foi fotografado e levado ao 3.º conselho eco-escolas, para servir de inspiração. Será afixado no nosso painel eco-escolas.

   
 

 

 

Horta da EB Prof João Cónim em página pública Eco-Escolas
 
Consulte a página pública dos projetos nacionais dinamizados pelo programa Eco-escolas, onde podemos ver o trabalho desenvolvido na Horta da Escola Básica Professor João Cónim, em 2022/2023.
 

Croqui da horta na EB Prof. João Cónim

Os alunos Jorge Ricardo e João Leote, da turma 8ºBE, elaboraram um croqui da horta biológica da Escola Básica Professor João Cónim, dando assim o seu contributo para o programa Eco-Escolas. Foram incentivados e auxiliados pelos professores João Carreira (Educação Visual) e José Silva (Educação Especial). O resultado foi um bonito desenho dos produtos hortícolas, onde consta até o espantalho construído no centro de apoio à aprendizagem.

 

 

 

 

 


 

3º Conselho Eco-Escolas na EB Professor João Cónim

O 3º conselho eco-escolas da EB Professor João Cónim aconteceu no dia 2 de junho de 2023. Os membros deste conselho são maioritariamente os alunos (estiveram presentes os delegados e subdelegados de turma), mas contámos também com a presença de uma assistente operacional, da educadora social, e de duas professoras. 

Foi feito o balanço das atividades realizadas ao longo do ano letivo, e surgiram também novas ideias para implementar no próximo ano, em prol do ambiente. Os alunos tiveram a oportunidade de dinamizar um jogo sobre desperdício de água, no sentido de tomarem consciência acerca da escassez de água no nosso planeta.

 


 

A horta bio na EB Prof. João Cónim

Na Escola Básica Professor João Cónim, pretendemos estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola. Para tal, ao longo deste ano letivo, os alunos da turma 9ºBE assumiram a responsabilidade de efetuar a manutenção da horta, seguindo os princípios da agricultura biológica, estando sempre prontos para as colaborações e contribuições da comunidade escolar.

Esta atividade integra o programa Eco-Escolas da nossa escola, e tem também o envolvimento ativo de alunas e alunos, professoras e professores de Educação Especial.

Conseguimos promover boas práticas ecológicas entre os nossos alunos da educação especial, que participaram na plantação de ervas aromáticas, na rega, e na elaboração do espantalho.

Os alunos deram também continuidade ao projeto de compostagem Devolver à Terra, misturando as camadas existentes nos três compostores, e fazendo uma cobertura final com folhas secas. Para a concretização da compostagem, contamos igualmente com a preciosa colaboração das funcionárias do refeitório escolar, que gentilmente depositam as cascas dos legumes nos compostores.

Despertámos os alunos para uma consciência ecológica, implementando a agricultura sustentável e a preservação dos solos.

Na nossa horta, tivemos este ano letivo as seguintes culturas: favas, diferentes tipos de couves, alho francês, alfaces, beterraba, ervas aromáticas.


 

      

          

              

309775
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade