25 de novembro Dia Internacional
pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
 
28 mulheres foram assassinadas, em Portugal, desde o início do ano e os alunos e alunas do 7ºBE não quiseram deixar de assinalar esta importante data. 
O trabalho foi realizado nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Tempo Projeto com o apoio do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e do projeto MyPolis nas Escolas. 
 
Música - Cansada - APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

 

AERA recebe APAV em ações sobre a Violência no Namoro

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), o GAAF- Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do AERA, em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento promoveu a realização de um ciclo de 6 ações educativas dirigidas a todas as turmas do 8º ano que tiveram como objetivo alertar os/as jovens para o problema da violência no namoro e da violência doméstica.
Neste sentido, foi com muito entusiasmo que o AERA recebeu a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, núcleo de Portimão, que dinamizou as ações junto dos/as alunas, partilhando a sua vasta experiência no que concerne o apoio a vítimas de crime.
Esperamos que as ações tenham contribuído para aumentar o conhecimento dos/as jovens sobre o tema da violência no namoro e que estes/as estejam mais aptos para distinguir comportamentos não saudáveis em relações de intimidade e que, num futuro próximo, o número de feminicídios seja igual a zero.

Agradecemos à APAV de Portimão e aos professores/as e técnicos/as que colaboraram com a atividade.

 


 

Convidam-se os/as alunos/as, professores/as e funcionários/as

a assistirem à tomada de posse das Associações de Estudantes da EB Rio Arade e da EB Prof. João Cónim.


 

Alunos do AERA empenhados em melhorar o concelho

 

No dia 4 de novembro alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Lagoa participaram no MyPolis II Encontro Cidadania 4.0: Lagoa em Ação onde apresentaram os projetos que realizaram no ano letivo transato, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do projeto Mypolis promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.

Neste sentido, alunos de 11 turmas da EB Rio Arade e EB Professor João Cónim apresentaram os projetos que desenvolveram no âmbito dos domínios da saúde, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, voluntariado, media, saúde e risco.

Estiveram presentes no encontro Anabela Simões, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, a vereadora Ana Martins e os vereadores Ruben Palma e Mário Correia que ouviram as preocupações dos alunos e as estratégias que desenvolveram para resolver problemas identificados.

No final do encontro alunos/as de ambas as escolas do agrupamento tiveram a oportunidade de participar numa mesa-redonda com a vereadora Ana Martins e o vereador Ruben Palma onde debateram o tema da cidadania jovem, reforçando-se desta forma a importância da aproximação do poder político aos jovens como estratégia de promoção da participação cidadã. Os jovens querem ser ouvidos e este foi, sem dúvida, um encontro onde aos jovens foi atribuído o papel principal.

Todas as turmas e professores/as envolvidos na dinamização dos projetos estão de parabéns bem como os alunos e alunas que as representaram neste encontro.

Os projetos apresentados foram os seguintes: Vem mexer-te com o 7º A; Saudável…mente; Saúde… um brinde ao bem-estar; Casas e Rendas; Aera mais verde; Ecobags; Desperdício alimentar nas escolas; Desporto para todos; O tempo a passar e a água acabar; Mulheres com M Grande/Mulheres de diferentes etnias.

FOTOS


 

Reunião Geral de Alunos/as

 

Estás interessado/a em constituir uma Associação de Estudantes?

Então participa na Reunião Geral de Alunos para obteres mais informações sobre o assunto.

  • EB Prof. João Cónim | 28 setembro | 14h30
  • EB Rio Arade | 30 de setembro | 14h30


 

      

          

              

282133
Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates. Agrupamento de Escolas Rio Arade