Artigos
Atividades de Matemática na “Biblioteca Aberta”
Durante a primeira semana das interrupções letivas da Páscoa, a Biblioteca abriu as portas a um grupo de alunos dos 2º e 3º ciclos, na Escola Básica Rio Arade e na Escola EB 2,3 Prof. João Cónim, para promover um conjunto de atividades lúdico/pedagógicas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.
Nas manhãs dos dias 18, 20 e 21 de Março, os alunos realizaram na bibloteca de cada escola, atividades de Matemática dinamizadas pelas docentes Márcia Gonçalves e Ana Machado.
Na primeira sessão foram concretizadas diversas atividades práticas: “jogo da quadrícula”; enigmas de “papel e lápis”; quebra-cabeças de “figuras construídas com palitos”; jogos de engenho; jogos de cartas e dominós temáticos; reprodução de imagens do dia a dia com recurso às peças do tangram, quer com o referido material manipulável, quer com recurso a software próprio nos computadores; e, construção de um modelo geométrico de uma bola de futebol em polydron.
Atendendo às atuais vivências e motivações dos nossos alunos, a segunda sessão privilegiou a importância do recurso às novas tecnologias, nomeadamente à internet, para aprender mais e melhor. Os alunos começaram por visualizar um breve vídeo sobre a “Fita de Moebius” e construíram, depois, a referida fita em cartolina para “tirar teimas” e perceber as suas propriedades tão especiais! No tempo que restou, os alunos assistiram através do youtube, a alguns episódios do programa “Isto é Matemática”, em que o matemático Rogério Martins expõe, de forma simples e muito apelativa temas como “A tabuada: novas formas de multiplicar”, “Reinventar a roda”, “Baralhar um baralho de cartas”, ou “A matemática do Euromilhões”!!!
Na última sessão, os alunos resolveram mais alguns enigmas e exploraram jogos do “Clicmat”, recentemente instalado nos computadores das bibliotecas envolvidas.
A julgar pela atitude de envolvência e de empenho dos alunos participantes, continua a valer a prioritário apostar numa relação de proximidade dos alunos com a escola e desmistificar a ideia da Matemática como um “bicho papão”.
Márcia Gonçalves