Paisagem da minha escola em tecido
Os alunos de 5.º ano de Educação Tecnológica da EB Prof. João Cónim aceitaram o desafio Eco-Escolas - Criar com estilo, e representaram uma parte da fachada da escola e do espaço ajardinado no recinto exterior, utilizando retalhos de tecidos, cartão , cola e lápis de cor.
O resultado foi um lindo trabalho artístico.
Foi levado à Festa da Juventude de Lagoa, para servir de inspiração. Está afixado no nosso painel Eco-escolas.
Junho 2024
6AE - Desafio Edding - recolha de marcadores usados
Os alunos da turma 6.ºAE, num mundo em que a procura por alternativas ecologicamente corretas é uma prioridade, aceitaram o desafio Edding - Return Box.
Estão a sensibilizar para a recolha de marcadores usados numa caixa (return box) colocada no átrio da EB Prof. João Cónim. Elaboraram um cartaz, nas aulas de Educação Visual, com o apoio da professora Manuela Colaço, a partir das funcionalidades fornecidas pela ferramenta web Canva. O slogan escolhido foi este: “Sabe tão bem pintar com Edding, para o planeta ajudar”.
(Maio 2024)
Na EB Prof. João Cónim, decidimos recuperar o espantalho da horta a que os alunos denominam “Espantalho Joaquim”, de modo a fomentar o trabalho em grupo e a cooperação.
O trabalho consistiu numa articulação entre os alunos do clube de costura sustentável, os alunos da turma 8.ºAE (responsáveis pela manutenção da horta) e os alunos com medidas adicionais da Educação Especial.
Os alunos começaram por recolher tecidos e peças de vestuário em fim de vida. Nas sessões do clube de costura sustentável, os alunos do clube meteram “mãos à obra”, cortaram os retalhos de tecido e decoraram a camisa. Tiveram liberdade para dar asas à sua criatividade e sentido estético. Reconstruíram a cara do “Joaquim”, utilizando um garrafão de plástico, pintaram e desenharam os pormenores do rosto. Após esta fase, vestiram e montaram o nosso espantalho, dando-lhe uma nova vida, e colocaram-no na horta.
(Maio 2024)
Alunos do AERA na Chéquia em projeto eTwinning / Erasmus+
Entre 12 e 16 de maio de 2024, os alunos da turma 8ºBE, Escola Básica Professor João Cónim - Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa, deslocaram-se à Chéquia, à Základní Skola Magic Hill em Ricany, no âmbito do projeto eTwinning/Eramus+ "Happy students learn more".
O projeto desenvolveu-se ao longo do presente ano letivo e alunos e professores das duas escolas tiveram a oportunidade de colaborar remotamente na realização de atividades educativas promotoras do bem-estar e educação ambiental, utilizando a plataforma eTwinning. A mobilidade de grupo à Chéquia, financiada pelo programa Erasmus+, foi o culminar desta cooperação internacional entre as duas escolas.
Durante os cinco dias de mobilidade, os alunos realizaram diversas atividades com os colegas checos, relacionadas com educação ambiental e sustentabilidade, algumas em contexto escolar e outras junto da comunidade local.
As atividades incluíram a caminhada até uma reserva de orquídeas selvagens, visita a um parque geológico, tarefas relacionadas com agricultura sustentável na quinta da escola, assim como um tour guiado pelos parceiros checos na cidade de Praga. Durante estes dias, os alunos reforçaram as suas aprendizagens sobre o ambiente, refletindo sobre o impacto ambiental da ação humana.
A mobilidade de grupo de alunos enquadrou-se na candidatura efetuada pelo AERA à acreditação Erasmus+ que permite, até ao ano de 2027, a realização de projetos de mobilidade de docentes, técnicos e alunos.
As vantagens de participação de alunos em mobilidades Erasmus+ são diversas, nomeadamente ao nível da promoção do autoconhecimento, autonomia, expansão de horizontes e enriquecimento curricular e das aprendizagens.
Os alunos foram acompanhados pela diretora do agrupamento, Eunice Reis, pela professora Cristina Jesus, e pela educadora social Filipa Ferreira.
AERA na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Básico
Agrupamento Rio Arade recebe professoras de Vigo
Na sequência da participação do Agrupamento de Escolas Rio Arade em projetos e iniciativas de âmbito internacional, nomeadamente o Projeto Erasmus+, foi efetuada uma parceria com o IES Álvaro Cunqueiro, uma escola de Vigo, Espanha, para receber duas professoras, em modalidade de Job Shadowing, na Escola Básica professor João Cónim, que decorreu entre os dias 6 e 10 de maio de 2024.
O objetivo principal deste Job Shadowing foi proporcionar às professoras do IES Álvaro Cunqueiro o conhecimento do funcionamento do ensino de português e inglês na escola de acolhimento, bem como o conhecimento do sistema de ensino português. As práticas dinamizadas durante essa semana passaram por dar a conhecer o espaço escolar (físico e educativo), assistir a aulas, participar em atividades com alunos e conhecer os projetos em curso.
As docentes Patricia Arias e Carmen Vinagre tiveram a oportunidade de observar a dinâmica de parceria e proximidade existente no nosso concelho, entre as escolas e o município, ficando a conhecer o Serviço de Educação da Autarquia. Aperceberam-se das práticas e vantagens adquiridas na sequência da promoção de uma cultura colaborativa e do desenvolvimento de sinergias entre as entidades públicas com competências na área da educação. Deste modo, efetuaram uma visita aos Serviços de Educação (Convento de S. José) e reuniram com a Vereadora da Educação, Ana Martins e a sua equipa.
As docentes em mobilidade Erasmus+ puderam realizar uma visita de estudo (com um grupo de alunos) à Biblioteca Municipal de Lagoa e ao Arquivo Municipal, assim como assistir à Assembleia Municipal de Jovens de Lagoa.
A Câmara Municipal de Lagoa enquadrou neste acolhimento algumas visitas guiadas a locais de interesse do nosso concelho: Ferragudo (Casco Urbano Antigo e Igreja Matriz), e Porches (Olaria de Porches e Promontório Nossa Senhora da Rocha), levadas a cabo pelo arqueólogo Ismael Medeiros.
Foi, pois, uma semana rica em partilha de conhecimentos e experiências.
O Agrupamento de Escolas Rio Arade está a par com as mais prestigiadas instituições europeias, no que concerne à educação.